Pular para o conteúdo principal

Especialistas avaliam incluir música no currículo escolar 24/5/2013 14:30 Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro



















Apresentar aos alunos a diversidade musical brasileira e promover a cultura são desafios do ensino obrigatório de música nas escolas. Para discutir orientações para a aplicação da Lei 11.769, que instituiu a determinação, especialistas no tema se reúniu na capital Fluminense na quinta e nesta sexta-feira. As discussões serão sintetizadas em uma minuta que deve ser transformada em livro.
A expectativa é que o encontro permita definir e sistematizar proposta para a implementação da norma, promulgada em 2008, mas que aguarda normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE). De acordo com a representante do Ministério da Educação no evento, Jaqueline Moll, uma diretriz para prática deve ser liberada ainda este ano, orientando escolas e professores.
A Lei 11.769, originalmente, dá prazo de três anos, contados a partir da promulgação, para que os sistemas de ensino fossem adaptados, período já vencido.
Os principais desafios para o ensino da modalidade passam pela formação e a contratação de professores, segundo o coordenador da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos organizadores do evento, Celso Ramalho. “Temos que pensar na ausência de músicos com cursos de licenciatura e na capacitação de mestres populares”, sugeriu.
Além disso, confirma que é necessário ter uma orientação  sobre a quantidade de aulas, conteúdo e interdisciplinaridade. “Cada localidade precisa arbitrar sobre isso [aplicação da lei], mas aqui faremos proposições, inclusive de se respeitar os saberes locais. Não posso querer ensinar a [Escola de Samba] Mangueira a fazer samba”, acrescentou Ramalho.
A ausência de uma orientação para que as aulas atendam à diversidade musical brasileira também preocupa, disse a diretora da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Juana Nunes, no evento. “É fundamental que o modelo seja de pluralidade”, argumentou. “Não queremos só orquestras, mas a cultura popular e de rua, queremos que reflita nossa riqueza”, disse a diretora.
Para incentivar as escolas a oferecer as aulas de música, o governo reviu as práticas de compra de instrumentos musicais e deve criar a chamada Universidade das Artes para treinar professores e orientar artistas populares para que possam se tornar instrutores. O MinC também lançou edital para financiar a parceria entre escolas e grupos culturais, de até R$ 22 mil mensais.



 Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMBAD E OS SETE MARES 1989 DUBLADO COMPLETO

Sinopse: Sinbad e seus companheiros de viagem voltavam felizes para casa quando se deparam com a cidade transformada em miséria e tristeza. Era tudo obra de um feiticeiro. Então Sinbad terá que derrotar sinistros vilões com sua curiosa tripulação em busca de gemas perdidas de Basra.




Elenco:
Lou Ferrigno ... Sinbad
John Steiner ... Jaffar
Roland Wybenga ... Alì
Ennio Girolami ... Viking
Hal Yamanouchi ... Samurai
Yehuda Efroni ... Ahmed
Alessandra Martines ... Alina
Teagan Clive ... Soukra
Leo Gullotta ... Nadir
Categoria Pessoas e blogs Licença Licença padrão do YouTube



Van Damme Prisão Infernal (In Hell) Filme Completo Dublado

Kyle Le Blanc (Jean-Claude Van Damme) é preso pelo assassinato do homem que matou a sua mulher.
Ele tem de sobreviver numa prisão de máxima segurança onde todos os prisioneiros têm de lutar até à morte numa luta brutal chamada "Shu" para satisfazer a mórbida crueldade do director dessa mesma prisão.Kyle luta com os seus opressores para evitar essa luta desigual e bárbara mas é rapidamente enviado para o "Shu" onde vai testar todos os seus conhecimentos para ser ele o grande vencedor. Agora ele vai lutar pela sua sobrevivência...
Prisão Infernal (2003)
Título Original : In Hell
Áudio : Português
Tempo de Duração : 1h37 minutos
País de Origem : EUA
Gênero : Ação

Categoria Animais Licença Licença padrão do YouTube




Explicando os Cavaleiros templários e a maçonaria

Bolo de Nozes

INGREDIENTES3 ovos (claras e gemas separadas)2 xícaras de chá de açúcar1/2 xícara de chá de margarina2 xícaras de chá de farinha de trigo1 colher de sopa de fermento em pó1 xícara de chá de nozes picadas200g de iogurte naturalCOMO FAZER BOLO DE NOZES
MODO DE PREPAROBata as claras em neve e reserve.Bata as gemas, o açúcar e a margarina.Acrescente a farinha de trigo, o fermento e as nozes.Acrescente o iogurte e mexa.Misture as claras batidas em neve.Despeje a massa em uma forma de buraco central untada e enfarinhada.Leve ao forno médio preaquecido por cerca 35 minutos.Retire do forno, espere esfriar e desenforme.Dica: Se desejar, cubra com glacê e decore com metades de nozes. Fonte: Tudo Gostoso

ANTIGO TEMPLO MISTERIOSO ENCONTRADO NA TURQUIA!

A antiga região da Eurásia e da África que foi descoberta até o século 15, é conhecida como Continente Antigo ou Velho Mundo. Recebe esse nome pelo fato de que, neste lugar, as mais antigas civilizações de que se tem conhecimento surgiram. Segundo cientistas, foi em áreas do norte da África e em partes da Ásia que se desenvolveram, por volta de 7 a 3 mil anos atrás. Sociedades que mais tarde ficaram conhecidas como a fenícia, suméria, assíria e a egípcia, por exemplo. Um fato que comprova isso é que durante a Idade Média, as pessoas acreditavam que apenas esses continentes formavam todo o planeta: Ásia, Europa e África...