Pular para o conteúdo principal

Iranianos celebram vitória de Hassan Rohani para presidente




Iranianos celebram neste sábado (16) em Teerã a eleição do moderado Hassan Rohani presidente (Foto: REUTERS/Fars News/Sina Shiri)

16/6/2013 13:29
Por Redação, com Reuters - de Dubai

Iranianos celebram vitória de Hassan Rohani para presidente
Iranianos celebram vitória de Hassan Rohani para presidente



Milhares de iranianos celebraram nas ruas o resultado da eleição presidencial até a madrugada deste domingo, esperando que o presidente eleito Hassan Rohani, de linha moderada, cumpra as promessas de melhorar as relações com o exterior e assegurar mais liberdade à população, depois de derrotar nas urnas políticos linha-duras.
Rohani é um clérigo que ocupou altos cargos políticos e militares na República Islâmica depois da revolução de 1979 e mantém um bom relacionamento com o teocrático líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, o homem mais poderoso do país, detentor da última palavra em todas as grandes questões.
Embora não seja um reformista, Rohani obteve o apoio de dirigentes reformistas politicamente marginalizados no país, mas ainda populares. Seu chamado pelo fim da “era do extremismo” conquistou muitos eleitores descontentes com as crises econômicas e a repressão à liberdade de expressão e aos dissidentes que marcaram a presidência de Mahmoud Ahmadinejad.
Não se espera, no entanto, que a surpreendente vitória de Rohani resolva rapidamente o impasse com países ocidentais sobre o polêmico programa nuclear do Irã ou leve ao rompimento de seu compromisso de apoiar o presidente Bashar al-Assad na guerra civil da Síria.
Mas o novo presidente vai administrar a economia do país, de 75 milhões de habitantes e membro da Opep, e exercer influência sobre Khamenei na decisão de questões de segurança nacional.
Sua vitória vai, de certo modo, reparar a legitimidade da República Islâmica, abalada há quatro anos, quando dezenas de pessoas morreram em protestos após uma eleição presidencial que os reformistas disseram ter sido fraudada. Além disso, pode ajudar a fazer com que ressurjam vozes amordaçadas nos últimos anos.
Milhares de jovens iranianos saíram às ruas da capital, Teerã, e outras grandes cidades para celebrar assim que os resultados da eleição foram divulgados no sábado, certificando-se de que as expectativas no novo presidente sejam claramente ouvidas.
O presidente eleito, conhecido no Ocidente por ter sido o principal negociador nuclear do Irã entre 2003 e 2005, imediatamente procurou firmar boas relações neste domingo, expressando aprovação das festas de rua, mas também mantendo conversas com o presidente do Parlamento, um conservador.

correiodobrasil

Postagens mais visitadas deste blog

SIMBAD E OS SETE MARES 1989 DUBLADO COMPLETO

Sinopse: Sinbad e seus companheiros de viagem voltavam felizes para casa quando se deparam com a cidade transformada em miséria e tristeza. Era tudo obra de um feiticeiro. Então Sinbad terá que derrotar sinistros vilões com sua curiosa tripulação em busca de gemas perdidas de Basra.




Elenco:
Lou Ferrigno ... Sinbad
John Steiner ... Jaffar
Roland Wybenga ... Alì
Ennio Girolami ... Viking
Hal Yamanouchi ... Samurai
Yehuda Efroni ... Ahmed
Alessandra Martines ... Alina
Teagan Clive ... Soukra
Leo Gullotta ... Nadir
Categoria Pessoas e blogs Licença Licença padrão do YouTube



Explicando os Cavaleiros templários e a maçonaria

Trinity é o Meu Nome 1970 (Completo e Dublado) - Faroeste

A dupla de heróis do desastre, rápidos no gatilho e bons de briga, tentam salvar uma cidade das mãos de ladrões de gado, cruéis e sanguinários. O diabólico xerife da cidade também está envolvido nesta aventura cheia de adrenalina. E na medida em que Trinity resolve interferir nos planos dos bandidos, a tensão aumenta. Esta situação explosiva, atira violentamente os dois irmãos de encontro a um clímax incrível. Com muita ação, tiros e humor, nossos herois do barulho tentarão salvar a cidade e seus colonos das garras dos bandidos. Uma aventura inperdível!

Título no Brasil: Trinity é o Meu Nome / Eles Me Chamam Trinity
Título Original: Lo chiamavano Trinità / They Call Me Trinity...
País de Origem: Itália

Categoria Pessoas e blogs Licença Licença padrão do YouTube






DOCUMENTÁRIO - Babilônia Passado, Presente e futuro (1996)

Emmet Douglas
A história e as profecias bíblicas apresentam a Babilônia como uma potência social, econômica e religiosa. O império é apresentado na Bíblia como sendo uma mulher cavalgando uma besta com sete cabeças e dez chifres, descrita como "A Grande Mãe das Prostituições e das Abominações da Terra" (Apocalipse 17:5).

A Babilônia tem fascinado a muitos através dos séculos, e sua história também é importante para os cristãos hoje. Descubra o fio comum que liga o presente ao passado da Babilônia. Explore um dos mais fascinantes mistérios da história e da Bíblia.
CategoriaPessoas e blogs LicençaLicença padrão do YouTube

Voce é muito importante para mim