Pular para o conteúdo principal

Sobe para 144 número de mortos em terremoto nas Filipinas 16/10/2013 13:45 Por Redação, com Reuters - de Loon, Filipinas





O número de mortos em decorrência de um terremoto nas Filipinas subiu para 144 nesta quarta-feira, e equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros de edificações destruídas, incluindo uma igreja antiga e um hospital.
Quase 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto de magnitude 7,2, ocorrido na terça-feira, que causou deslizamentos e muitos danos à infraestrutura em locais turísticos das ilhas de Bohol e Cebu.
O número de feridos se aproxima de 300, e há pelo menos 23 desaparecidos.
A agência nacional de desastres disse que pelo menos 134 mortos estavam em Bohol, o local mais afetado, 630 quilômetros ao sul de Manila, a capital.
As autoridades temem que o número oficial de mortos suba quando a comunicação com áreas remotas for restabelecida. “Não alcançamos ainda muitos ‘barangays’ (aldeias), muitos estão isolados, as estradas estão bloqueadas por grandes rochedos”, disse o prefeito da localidade de Loon, Lloyd Lopez, a uma rádio.
Muitos sobreviventes, inclusive pacientes de alguns hospitais, tiveram de passar a noite ao relento, por causa dos tremores secundários. Mais de 840 deles foram registrados, sendo um de magnitude 5,1, segundo a agência filipina de vulcanologia.
“Há muitos tremores secundários, estamos com medo”, disse à Reuters Elena Manuel, uma avó de 64 anos, que passou a noite com vizinhos e parentes no terreno de uma centenária igreja que desabou em Loon, cidade com cerca de 43 mil habitantes.
“Não temos mais comida nem água, porque as lojas estão fechadas, e a ponte… está danificada. Após o terremoto, água e lama brotaram de rachaduras no chão do nosso quintal.”
Autoridades disseram que 23 pontes e cinco estradas estão intransitáveis em Bohol. Dezessete igrejas sofreram danos irreparáveis em suas antigas estruturas de pedra e coral.
Balsas e voos comerciais já retomaram suas operações, apesar dos danos nos portos e aeroportos de Bohol e Cebu. A Força Aérea está enviando 11 toneladas de mantimentos para Bohol, segundo um porta-voz.
O presidente Benigno Aquino vistoriou áreas atingidas e alertou para penalidades duras a quem tentar se aproveitar do desastre. O governo decretou estado de calamidade nas ilhas afetadas, o que resulta em um congelamento de preços.
Alguns visitantes cancelaram suas estadias em Bohol, mas John Patrick Chan, gerente-geral corporativo do grupo hoteleiro Bellevue, disse na TV local que o impacto sobre o turismo deve ser efêmero. “Tivemos sorte por o terremoto não ter danificado muitíssimo mais.”
Trixie Angeles, consultora da Comissão Nacional de Cultura e Artes, disse que o último terremoto com uma magnitude semelhante a esse em Bohol ocorreu em 1602.
Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal. 

Postagens mais visitadas deste blog

SIMBAD E OS SETE MARES 1989 DUBLADO COMPLETO

Sinopse: Sinbad e seus companheiros de viagem voltavam felizes para casa quando se deparam com a cidade transformada em miséria e tristeza. Era tudo obra de um feiticeiro. Então Sinbad terá que derrotar sinistros vilões com sua curiosa tripulação em busca de gemas perdidas de Basra.




Elenco:
Lou Ferrigno ... Sinbad
John Steiner ... Jaffar
Roland Wybenga ... Alì
Ennio Girolami ... Viking
Hal Yamanouchi ... Samurai
Yehuda Efroni ... Ahmed
Alessandra Martines ... Alina
Teagan Clive ... Soukra
Leo Gullotta ... Nadir
Categoria Pessoas e blogs Licença Licença padrão do YouTube



Explicando os Cavaleiros templários e a maçonaria

Doença de Chagas - POR DR. DRAUZIO

Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados levantados pela Sucen, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.
Transmissão
A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para filho. No Brasil, foram registrados casos da infecção transmitida por via oral na…

Pastel de tapioca com recheio de camarão da chef Kátia Barbosa ASSUNTOS: Receitas com camarão Este conteúdo faz parte de uma seleção feita pelo GNT.

anote a receita do aconchego carioca Foto: Divulgação / Berg Silva Chama-se almofadinha a criação da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, um pastel de tapioca com recheio de camarão.O petisco para servir numa recepção em casa ou para os amigos, pode ter outros recheios, mas sempre secos. O rendimento é de 70 pastéis pequenos. Tome nota:

Ingredientes:
500g de tapioca
500g de queijo coalho de boa qualidade ralado
1l de leite quente
10g de sal refinado
Pimenta-do-reino (a gosto)
Cebola (a gosto) para refogar os camarões
Tomate (a gosto) para refogar os camarões
Alho (a gosto) para refogar os camarões
1kg de camarão

Modo de preparo:
Para fazer a massa do pastel de tapioca, misture num recipiente a tapioca, o queijo coalho, o sal e a pimenta. Adicione o leite quente e misture sem parar até dar ponto de liga na massa. Deixe a massa descansar por duas 2 horas. Para abrir a massa, use luva de borracha ou rolo de plástico, pois ela gruda na mão e não de madeira.

Empanada de carne da chef Rachel Khoo

Pa…

Voce é muito importante para mim